O que é construção modular?

Quando se imagina a construção de uma casa ou empresa, logo se pensa em um pedreiro empilhando tijolos. Como consequência, se tem um processo demorado e com bastante sujeira.

O avanço da tecnologia fez surgir a indústria 4.0, que deu origem a pré-fabricação de casas com diversos materiais, muito além dos tradicionais containers. Para resumir o que é construção modular, trata-se de um processo em que os blocos modulares são transportados e unidos diretamente no local, reduzindo o desperdício e agilizando todo o trabalho.

Com diversos benefícios, inclusive ecológicos, este tipo de construção tem conquistado a preferência dos empresários de todo o país, inclusive para obras públicas. Neste processo, é possível usar diversos materiais, tais como: vidro, aço, concreto e madeira.

Entender o que é a construção modular vai ajudar a mudar a sua mentalidade. O processo é rápido e seguro, além de garantir que o orçamento tenha maior assertividade. 

Aqui na Metal Light somos especialistas em construção pré-fabricada por Steel Frame, um processo industrializado que reduz o tempo da obra em até um terço do modelo tradicional. Conheça aqui alguns dos benefícios desta técnica!

Leia também: Entenda o que é Steel Frame

O que é construção modular?

Imagine construir uma casa com peças prontas que são encaixadas e formam uma casa ou edifício. Isso parece coisa de brinquedos Lego ou de ficção? Você vai se surpreender ao descobrir que isso já é realidade!

Fazendo uma analogia, podemos pegar como exemplo os blocos de construção usados por crianças. Esse brinquedo possui peças prontas que, ao se unirem, formam uma casa, navios ou outro objeto.

A ideia é exatamente a mesma. Para entender o que é construção modular, trata-se de um processo de fabricação individual de peças que serão usadas para dar forma a uma casa, uma loja, um hospital, escola ou qualquer outro tipo de espaço.

Neste modelo de construção de módulos individuais, produzidos em fábricas especializadas, as placas prontas são levadas para o canteiro de obras para que sejam montadas de acordo com cada projeto. A construção modular permite que diferentes processos ocorram de forma simultânea e garantem edificações personalizadas.

Em alguns casos, os módulos podem ser produzidos já com os acabamentos. Dessa forma, é possível economizar tempo e resíduos.

Entenda aqui como o steel frame e a construção modular são práticas sustentáveis e ajudam a reduzir o volume de resíduos.

Edificações que são feitas com a construção modular

Entender o que é construção modular permite ter uma visão melhor sobre ela, seus benefícios e acelerar a entrega de obras de diversos portes. Ao compreender todo o processo por trás dos módulos pré-fabricados, é possível projetar as mais variadas edificações.

Você pode usar as soluções da construção modular para fazer algo mais simples, como uma pequena loja, ou mesmo edifícios com diferentes andares. Não existe limitação para este tipo de processo.

Nos Estados Unidos da América (EUA) e em diversos outros países, as residências já são feitas com este processo industrializado. É possível, inclusive, fazer mansões luxuosas com o modelo de construção modular e ter resultados incríveis.

Algumas prefeituras e governos estaduais brasileiros já contrataram a Metal Light para erguer escolas, hospitais e outros empreendimentos por meio do processo de fabricação modular. Se este também é o seu desejo, fale agora com o nosso atendimento e receba mais orientações sobre as construções em Steel Frame.

Quais são as vantagens da construção modular?

No modelo tradicional usado na construção civil, ao fazer uma reforma ou até mesmo uma manutenção, você terá muito trabalho e processos caros pela frente. No modelo modular, existe uma grande vantagem, já que ela pode ser desmontada e reutilizada.

A construção permanente é planejada para que fique fixa em apenas um local. Ela pode ter apenas um andar ou diversos. Contudo, uma vez instalada, dificilmente poderá ser desmontada sem que se perca todo o material usado.

Já as construções modulares permitem uma flexibilidade melhor para manutenção e reaproveitamento de quase 100% de todo o material em novos ambientes. Por exemplo, a criação de um stand de venda, um quiosque de temporada, a ampliação de uma garagem ou cobertura, tudo isso pode ser feito com o aproveitamento de recursos.

É sempre importante reforçar que as construções modulares seguem os mesmos processos e normas das obras tradicionais, que proporcionam segurança e conforto aos ocupantes.

Além de explicar acima o que é construção modular, vamos te apresentar abaixo algumas vantagens desse modelo.

Economia

O bolso é algo que sempre funciona como um bom motivador. Como no início do projeto todo o material é pensado e padronizado, não costuma surgir surpresas no decorrer da execução da obra.

Em comparação com a alvenaria, os custos com os materiais são menores. Outro ponto é que se reduz o tempo de execução da obra, logo a mão de obra também será reduzida. Com estas mudanças, o valor final de todo o processo é inferior.

Vale destacar também que não há desperdício de material. Tudo se encaixa de forma perfeita, sem sobras ou perdas.

Redução de tempo

Ao entender o que é construção modular você perceberá que ela proporciona ganho de tempo. Em comparação a alvenaria, é possível reduzir o tempo de execução da obra entre 30% a 50%.

Isso acontece porque tudo é feito em linha de montagem e as peças chegam prontas ao canteiro de obras. Elas precisam apenas ser montadas e finalizadas conforme as instruções.

Não é à toa que o modelo pré-fabricado também é chamado de construção rápida.

Sustentabilidade

Esse ponto pode ser visto de diferentes maneiras. A primeira é que os módulos chegam prontos, assim não se geram resíduos ou desperdícios e a quantidade de entulho reduz consideravelmente.

Outra questão é que os materiais podem ser reaproveitados. Havendo necessidades, os módulos podem ser desmontados e levados para outro local.

Eles também são pensados para ser amigos do meio ambiente. O material utilizado proporciona conforto térmico e diminui a necessidade de uso de ar-condicionado.

Além disso, é possível construir de forma sustentável, com estruturas para captação de água da chuva e instalação de painéis solares.

Ou seja, se a sua empresa ou prefeitura tem uma preocupação em preservar os recursos naturais, encontrará na construção modular uma forte aliada.

Controle da qualidade

Em uma construção a qualidade é sempre uma preocupação. Os módulos pré-fabricados são feitos em ambiente fechado no qual existe controle sobre a produção.

A matéria-prima, processo fabril e depois as etapas são fiscalizadas para garantir uma construção de alto padrão e que atenda as normas técnicas.

Outro ponto que desperta o desejo pelo uso da construção modular é que ela reduz o trabalho braçal no canteiro de obra. Isso minimiza os erros, acidentes e melhora a segurança dos profissionais.

Ou seja, na sua pesquisa para entender o que é construção modular, podemos concluir que esta é a solução para quem deseja economizar tempo e dinheiro. Além disso, permite uma obra de forma mais sustentável e com alto padrão de qualidade.

Se você quer entender melhor sobre a aplicação de Light Steel Frame para usar em uma obra, a sugestão é que fale com nosso time de atendimento e receba todas as orientações e um orçamento imediato.

Depois de explicar o que é construção modular, aproveite para ler aqui as diferenças entre Steel Frame e Drywall.

Contatometal light

metal light telefone    Minas Gerais

+55 31 3347.6500 metal light
+55 31 99266.8002

metal light telefone    Araraquara/SP

+55 16 99765.3063


e-mail metal light    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




Rua Monteiro Lobato, 315 sl 502 - Bairro Ouro Preto - BH/MG
© Metal Light 2016. Todos Direitos Reservados | Desenvolvido por TR4info

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;" João 11:25 - Biblia Online