• Home
  • Blog
  • Dicas de materiais sustentáveis para construção civil

Dicas de materiais sustentáveis para construção civil

Sustentabilidade é uma pauta urgente e inadiável. Seja na esfera pública ou na privada, o tema é extremamente atual e exige a adoção de medidas para evitar ou reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Este conceito também chegou aos canteiros de obra por meio dos materiais sustentáveis para construção civil.

Cada vez mais, se torna indispensável que repensemos a maneira como consumimos e realizamos tarefas. Nesse contexto de mudanças necessárias, a construção civil tem um papel primordial, já ela usa diversos recursos naturais em seus processos e precisa inovar para reciclar e reaproveitar os materiais usados.

Ser sustentável implica diminuir impactos ambientais e prezar por uma melhor qualidade de vida para as pessoas, especialmente as futuras gerações. No cenário da construção civil, a sustentabilidade pode ser aplicada de diferentes formas.

Dentre os materiais sustentáveis para a construção civil, devemos destacar aqui o conceito das obras industrializadas, em que os recursos podem ser reciclados, tem uso menor de água e ainda gera menos resíduos.

Aqui na Metal Light, somos especialistas na construção modular por meio do Steel Frame. Essa tecnologia permite reduzir o prazo para entregar obras de diversos portes, além de outros benefícios. Conheça aqui algumas vantagens desta técnica!

6 dicas de materiais sustentáveis para construção civil

Uma das principais maneiras de priorizar a sustentabilidade na construção civil está relacionada aos materiais utilizados. Para cada item convencionalmente usado, existe uma alternativa sustentável, barata e com uma qualidade igual ou superior.

Se você tem interesse em aprender sobre materiais sustentáveis para construção civil, essa lista vai te ajudar. Por motivos ecológicos e econômicos, os itens listados aqui oferecem benefícios impossíveis de serem ignorados.

Veja também: O que é construção a seco?

Lâmpadas de LED

Quando falamos sobre materiais sustentáveis para construção civil, as lâmpadas de LED são a escolha mais comum. E isso acontece por um bom motivo: a sua capacidade de reduzir o consumo de energia contribui para o meio ambiente e para o seu bolso.

As vantagens das lâmpadas de LED quando comparadas com as fluorescentes são muitas. Para começar, elas proporcionam uma grande economia no consumo de energia, que pode chegar a até 80%. Além disso, a vida útil é bem maior.

Apesar do custo inicial ser relativamente alto, a durabilidade compensa imediatamente o investimento, além de reduzir o custo da conta de luz no fim do mês. Por sua acessibilidade, as lâmpadas de LED são uma escolha perfeita quando falamos sobre sustentabilidade na construção civil.

Tinta ecológica

Conhecida também como “tinta natural”, as ecológicas são a melhor escolha para substituir as convencionais. Ao invés de solvente, elas são feitas à base de água e utilizam materiais naturais para produzir a pigmentação.

As vantagens das tintas ecológicas são muitas. A primeira delas é que, por conta dos materiais utilizados na sua fabricação, ela não oferece qualquer risco à saúde. Ela também é menos poluente e utiliza matérias-primas renováveis.

Do ponto de vista econômico, a tinta ecológica permite o uso de diferentes ingredientes, o que a torna flexível em sua composição e potencialmente mais barata. Por controlar melhor a umidade de ambientes, ela evita gastos relacionados com a impermeabilização das paredes.

Perceba que as tintas ecológicas têm muitas vantagens e que por isso elas aparecem aqui nas nossas dicas de materiais sustentáveis para construção civil.

Módulos

Nos últimos anos, os containers se tornaram um dos materiais mais utilizados na construção civil. O motivo da demanda crescente é uma soma de fatores relacionados à sustentabilidade e também aos benefícios financeiros associados ao seu uso.

Do ponto de vista da sustentabilidade, containers são uma boa opção por serem reaproveitados do seu uso original como meio de transporte de cargas. Contudo, é necessário estudar onde usá-los, já que a regulamentação mudou.

Em fevereiro de 2022, a nova Norma Regulamentadora nº 18 passou a vetar o uso de container originalmente criado para transporte de carga em áreas de vivência (alojamento, vestiário, escritório de obras, dentre outros). 

Isso consolida ainda mais o Steel Frame e os módulos offsite, que detém toda segurança.

Bambu

Muito utilizado em edificações por toda a Ásia (especialmente na China e em Hong Kong), o bambu é sempre uma referência quando falamos de materiais sustentáveis para construção civil, já que ele substitui o uso do aço e do concreto em alguns contextos.

O bambu oferece grande resistência e facilidade quando trabalhado em conjunto com outros materiais. Além disso, ele proporciona um benefício econômico, chegando a apenas 50% do custo de construções civis que utilizam itens mais convencionais.

Pode ser utilizado para reforçar e sustentar estruturas, para proteção a erosão e drenagem, para revestimento de paredes e lajes e até mesmo para diferentes tipos de decoração, tanto externas quanto internas.

Light Steel Frame

Não poderíamos encerrar esse artigo com dicas de materiais sustentáveis para construção civil sem falar se Light Steel Frame, técnica usada aqui na Metal Light.

Trata-se de uma prática inovadora de construção industrializada com uso da tecnologia e que reaproveita quase que 100% do material usado, reduz o volume de lixo gerado e também consome menos energia do que as obras tradicionais.

Além disso, quem opta pelo uso do Steel Frame tem a possibilidade de fazer pequenas e grandes reformas e reaproveitar o material usado nesta nova construção. Esse é um grande diferencial para empresas que mudam os espaços internos com muita frequência, já que terão economia no bolso e ainda vão ajudar a preservar o meio ambiente.

Construir não precisa ser um ato agressivo ao meio ambiente. Novas tecnologias e inovações surgem a cada dia, oferecendo diferentes possibilidades de sustentabilidade em edificações, como as listadas aqui.

Se tiver a opção, prefira materiais sustentáveis. Você estará fazendo uma boa escolha para o seu bolso e de quebra estará contribuindo para a preservação e manutenção do meio ambiente.

Apresentamos acima seis opções de materiais sustentáveis para construção civil. Avalie as dicas e veja como usá-las nas suas próximas obras.

Se você ainda não conhece Light Steel Frame, mas considera usar essa técnica em uma obra, temos uma sugestão: fale com nosso time de atendimento e receba todas as orientações e um orçamento imediato.

Depois de ler aqui as informações sobre os materiais sustentáveis para construção civil, aproveite para entender as diferenças entre Steel Frame e Drywall.

Contatometal light

metal light telefone    Minas Gerais

+55 31 3347.6500 metal light
+55 31 99266.8002

metal light telefone    Araraquara/SP

+55 16 99765.3063


e-mail metal light    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




Rua Monteiro Lobato, 315 sl 502 - Bairro Ouro Preto - BH/MG
© Metal Light 2016. Todos Direitos Reservados | Desenvolvido por TR4info

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;" João 11:25 - Biblia Online